terça-feira, 3 de setembro de 2013

Voltando a competitividade das nações.

Vantagem Comparativa x Competitiva


Quais vantagens uma economia pode desenvolver para alcançar melhores resultados no comercio internacional? Sabemos que a competitividade internacional é fundamental para um país conseguir exito no comercio internacional e desta maneira aumentar suas reservas internacionais. No entanto, que tipo de vantagem é mais eficiente? O conceito de vantagem competitiva é amplamente discutido por Michael Porter, está relacionado a um conjunto de fatores que tornam as empresas competitivas, dentre eles:  um conjunto de empresas correlatas e de apoio,condições de fatores, condições de demanda e estratégia, estrutura e rivalidade das empresas, ou seja, uma base institucional que permita as empresas desenvolverem suas atividades em concorrência e o estado como elemento de apoio. Já a vantagem comparativa tem por fundo teórico as concepções de David Ricardo, fundamentadas na visão de que as empresas atuam em concorrência, com acesso aos mesmos recursos e tecnologia, portanto, concorrem por preços somente.
Em vantagem competitiva as empresas vendem mais por que produzem melhor, em vantagem comparativa, elas vendem mais por que possui menores preços.
Onde fica o estado neste processo? É o responsável por desenvolver o conjunto de fatores, ou seja, a base estrutural. Deve acima de tudo ser capaz fornecer infraestrutura, educação, transparência e um universo de confiança para que as empresas atuem, ou então simplesmente, reduzir impostos, taxas e fornecer recursos para que as empresas pratiquem menores preços. De um lado o estado pode desenvolver a vantagem competitiva e do outro a vantagem comparativa. Resta saber de que lado vai estar. A história mostra que o primeiro lado é muito melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário