domingo, 5 de junho de 2011

A Balança Comercial Brasileira

ANALISE DOS RESULTADOS DA BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA

As exportações brasileiras bateram recorde histórico no mês de maio, impulsionadas pelos preços das commodities no mercado internacional, em especial, pelo preço do minério de ferro, petróleo, soja e café que somados representam um terço de nossas exportações.

O grande problema, é que, com o real valorizado a exportação de produtos industrializados perdem cada vez mais espaço na balança comercial e continuamos como na economia colonial; sustentando o superávit comercial com a exportando produtos primários. 

Os produtos primários – importantes para nossa economia – tem por base uma competitividade comparativa e não representam produtos de alta tecnologia e mão de obra qualificada. Desta maneira, pouco contribui para o desenvolvimento tecnológico e educacional do país.

Com a atual política cambial a industria nacional continuará perdendo espaço e às importações de automóveis e eletrônicos crescendo cada vez mais. O cambio valorizado contribui com a  queda da competitividade da industria nacional.

Yes we has banana and Mantega

Nenhum comentário:

Postar um comentário